Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IldeneidePereiraDaSilva_tcc.pdf513,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico na promoção de uma educação socioambiental no contexto de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Ildeneide Pereira da
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Responsabilidade socioambiental
Educação ambiental
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: SILVA, Ildeneide Pereira da. O coordenador pedagógico na promoção de uma educação socioambiental no contexto de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2015. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Educação Socioambiental é um tema da contemporaneidade e necessita estar sendo discutida e difundida nos diversos campos da sociedade. A escola desempenha um papel importante no processo de formar novas dinâmicas e se preparar para atender as demandas das questões socioambientais. O coordenador pedagógico representa elemento de suma importância na formação de educadores e educandos, que logo, também contribuem na educação de toda comunidade escolar. A realidade da escola mostra que se busca atender as demandas da Educação Socioambiental, muito se fala em sustentabilidade, qualidade de vida e preservação da natureza, porém ainda não há mudanças significativas neste processo. As diretrizes e mudanças no processo educativo são necessárias para que se promova a Educação Socioambiental nas instituições de ensino e principalmente em toda sociedade. A proposta desta pesquisa teve como objetivo analisar a relação do coordenador pedagógico no desenvolvimento de práticas que contribuam para uma Educação Socioambiental no contexto de uma escola pública do Distrito Federal. Para realizar a análise utilizou-se o contexto da escola, os dados coletados e o estudo bibliográfico acerca do tema. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de investimento na formação dos formadores para que as ações pedagógicas sejam mais efetivas.
Abstract: The Environmental Education is a contemporary theme and needs to be discussed and disseminated in several areas of society. The school plays a very important role in the process of forming new dynamics and prepare to answer demands of environmental questions. The pedagogical coordinator represents an important element in the formation of educators and students, who also contribute to the education of the whole school community. The school reality shows that aims to comply with the demands of Environmental Education, sustainability, quality of life and preservation of nature are topics widely spoken, however there are no significant changes in the process. Guidelines and changes in the educational process are necessary for the occurrence indeed an Environmental Education in educational institutions specially across society. The study's proposal aimed to analyze the relation of the pedagogical coordinator in the development practices that contribute to an Environmental Education in the context of a public school in Distrito Federal. To perform the analysis it was used the school context, the collected data and the bibliographic study on the subject.. It was found the needy of investment in the formation of educators so that pedagogical actions turns out to be more effective.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons