Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarluciaAtaidesDosSantos_tcc.pdf556,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pedagógica : espaço e tempo para construção e implementação do projeto político-pedagógico
Autor(es): Santos, Marlúcia Ataides dos
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Qualidade (Educação)
Coordenação pedagógica
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: SANTOS, Marlúcia Ataides dos. Coordenação pedagógico: espaço e tempo para construção e implementação do projeto político-pedagógico. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O debate sobre a qualidade no ensino/aprendizagem não é algo novo, mas é relativamente recente o surgimento de elementos que podem realmente imprimir essa qualidade tão buscada para educação. São eles a Coordenação Pedagógica, o Professor Coordenador-Pedagógico e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Esta monografia objetiva demonstrar que o PPP pode e deve ser construído, implementado e avaliado, coletivamente, sendo primordial o espaço/tempo da coordenação pedagógica. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa. Utilizou-se também o método descritivo e o instrumento para coleta de dados foi o questionário e a análise documental. Fez-se uma revisão conceitual sobre a coordenação pedagógica, como e quando surgiu essa função, além de conhecer legislação educacional que diz respeito da função de coordenador pedagógico. Neste trabalho é analisada a real função de um coordenador pedagógico, como é visto por seus colegas de trabalho e qual função realmente assume nas unidades escolares. Também buscou-se compreender importância do PPP, sua interferência na qualidade do ensino/aprendizagem e formação continuada do docente. Ao final a presente pesquisa apresentou a análise de dados trazendo a pesquisa de campo e a análise do PPP. Ao observarmos os dados obtidos foi possível observar que os participantes possuem conhecimentos sobre as funções de um coordenador pedagógico, o PPP e sobre a necessidade da formação continuada para o crescimento profissional e para obtermos resultados de aprendizagens onde o educando é o centro do processo educativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons