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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSouza, Nágila Oliveira-
dc.identifier.citationSOUZA, Nágila Oliveira. Gestão democrática e coordenação pedagógica: a realidade do Laboratório de Informática Educativa do Centro de Ensino Especial 01 do Gama-DF. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou compreender as influências da coordenação pedagógica articulada ao ambiente do Laboratório de Informática Educativa - (LIED) do Centro de Ensino Especial 01 do Gama – DF, sob a prática pedagógica do grupo docente. A coordenação pedagógica tem centralidade na gestão democrática, por ser um espaço no tempo importante para a construção do diálogo entre a escola e a comunidade. O coordenador pedagógico além de ser o articulador do projeto pedagógico, é também agente formador do corpo docente e transformador do ambiente escolar. Sendo um profissional de extrema relevância para garantir articulação e efetividade nas ações educativas, uma vez que tem a responsabilidade, junto à gestão escolar, de promover, dentro da escola, um ambiente articulado e favorável para que os processos de ensino e aprendizagem sejam efetivos. O trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, seguido de uma pesquisa de caráter qualitativo. Verificou-se que o coordenador pedagógico desempenha um importante papel na gestão da escola em questão, na maioria das vezes excedendo o campo pedagógico. Podendo atuar de maneira decisiva no desenvolvimento de uma gestão democrática. E assim, pode-se concluir que, a unidade de ensino investigada pode ser considerada um local privilegiado, uma vez que, nela ocorrem discussões voltadas ao planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Além de ser um espaço em que a democracia prevalece e a gestão democrática consente a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.titleGestão democrática e coordenação pedagógica : a realidade do Laboratório de Informática Educativa do Centro de Ensino Especial 01 do Gama-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-10T11:53:07Z-
dc.date.available2017-05-10T11:53:07Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16818-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDantas, Marcos Alberto-
dc.description.abstract1This study aimed to understand the influences of educational coordination articulated to the environment Educational Computer Laboratory - (LIED) Special Education Centre 01 Gama - DF, in pedagogical practice of the teacher group. The pedagogical coordination has centrality in democratic management, for being a space in time important for the construction of dialogue between the school and the community. The pedagogical coordinator in addition to being the articulator of the pedagogic project, is also faculty trainer and agent transformer of the school environment. Being a professional of extreme relevance to ensure coordination and effectiveness in educational activities, since it has the responsibility, along with the school management, to promote, within the school, a environment favourable to articulate and the processes of teaching and learning to be effective. The work consisted of a bibliographical survey on the topic in question, followed by a qualitative character. It was found that the pedagogical coordinator plays an important role in the management of the school in question, mostly exceeding the educational field. Being able to act decisively in the development of a democratic administration. And so, one can conclude that the investigated educational unit can be considered a privileged place, since it aimed at planning the discussions occurring process of teaching and learning. Besides being a space where democracy prevails and the democratic management allows the participation of all those involved in the teaching-learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



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