Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16814
Título: O uso do computador como recurso tecnológico no período de alfabetização de estudantes com dificuldades na aprendizagem na Escola Classe 06 do Gama
Autor(es): Carmo, Lillian Landim Dias do
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Aprendizagem - dificuldades
Tecnologia na educação
Alfabetização
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2017
Referência: CARMO, Lillian Landim Dias do. O uso do computador como recurso tecnológico no período de alfabetização de estudantes com dificuldades na aprendizagem na Escola Classe 06 do Gama. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo identificar as contribuições que o uso do computador traz ao ser trabalhado com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, vivenciado principalmente no período da alfabetização. Alunos com dificuldades na aprendizagem, não têm o rendimento esperado para o ano cursado, por isso, requerem uma atenção diferenciada para se entender seu ritmo nesse processo e identificar a forma de aprender, como atingi-lo para haver o desenvolvimento e, assim, acontecer a aprendizagem. Perceber como auxiliar o aluno a vencer as dificuldades encontradas no processo de aquisição e consolidação da alfabetização, contribui para que o aluno siga mais confiante nos anos seguintes. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguiu-se a abordagem qualitativa e quantitativa, encaminhada por estudo de caso, seguindo as técnicas de coleta de dados observação e questionário, com questões fechadas e abertas, realizadas na Escola Classe 06 do Gama. Este estudo demonstrou que alunos com dificuldades na aprendizagem precisam de atendimento diferenciado, com intervenções diversas, apoiando-se nos recursos midiáticos, mas que encontrou um aliado fundamental nesse processo que é o computador, por seu caráter desafiador, atraente, dinâmico e criativo que desperta o interesse do aluno e suas potencialidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Coorientador(es): Letti, Mariana Marlière
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LillianLandimDoCarmo_tcc.pdf649,63 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons