Título: | O uso das tecnologias de informação e comunicação, como ferramentas pedagógicas, pelo corpo docente das séries finais de um Centro de Ensino Fundamental do Recanto das Emas |
Autor(es): | Noronha, Leonardo de Lima |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Coorientador(es): | Santos, Janaína de Araújo Teixeira |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Professores - prática profissional Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 9-Mai-2017 |
Referência: | NORONHA, Leonardo de Lima. O uso das tecnologias de informação e comunicação, como ferramentas pedagógicas, pelo corpo docente das séries finais de um Centro de Ensino Fundamental do Recanto das Emas. 2015. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo buscou analisar a concepção em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas pedagógicas pelo corpo docente das séries finais de um centro de ensino fundamental do Recanto das Emas a fim de nortear futuras ações no que concerne a formação continuada e/ou a aquisição de novos recursos tecnológicos. Para isto, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa com o objetivo de analisar a com que frequência as TIC’s são utilizadas, como são utilizadas e, ainda, levantar as barreiras que impedem ou limitam o uso das mais variadas tecnologias em sala como ferramentas pedagógicas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa foi possível por meio da aplicação de um questionário misto para 20, dos 27 professores que trabalham nesta modalidade de ensino, incluindo os professores docentes das áreas de conhecimento e, também, os professores intérpretes de libras, visto que se trata de uma escola polo para o ensino de alunos surdos. Como resultado, esta pesquisa apresenta a concepção que os docentes têm relação às TIC’s e ao uso destas no processo pedagógico, bem como possibilita identificar como as diversas mídias podem se tornar instrumento fundamental na solidificação do processo ensino-aprendizagem. Foi observado, após análise dos questionários, que esta utilização perpassa pela formação dos profissionais na utilização das mesmas, mas também pela necessidade de adquirir mais equipamentos a fim de facilitar o manuseio e utilização das TIC’s no dia a dia escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|