Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JailsonAraujoCarvalho_tcc.pdf946,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico como gestor do ambiente virtual de aprendizagem Moodle : uma experiência no CED 104 do Recanto das Emas/DF
Autor(es): Carvalho, Jailson Araújo
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Barbosa, Marcos Paulo
Assunto: Tecnologia na educação
Coordenação pedagógica
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2017
Referência: CARVALHO, Jailson Araújo. O coordenador pedagógico como gestor do ambiente virtual de aprendizagem Moodle: uma experiência no CED 104 do Recanto das Emas/DF. 2015. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle com alunos do terceiro ano do ensino médio; analisar a influência do coordenador pedagógico como administrador do Moodle; identificar se a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle influência, de forma positiva, no processo de aprendizagem significativa dos alunos do terceiro ano do CED 104. Descreve todo o processo, desde a programação da plataforma de aprendizagem, passando pela criação dos cursos com textos em PDF, vídeos e links com materiais para download e upload. Realizamos um estudo de caso para analisar a aplicação prática de toda a teoria estudada durante a especialização Coordenação Pedagógica realizada na Universidade de Brasília durantes os anos 2014 a 2015. Utilizamos um questionário com a intensão de inquirir o coordenador pedagógico sobre seu conhecimento acerca do Moodle além de observação direta. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a tecnologia pôde ser transformada em uma ferramenta facilitadora para o processo de aprendizagem significativa. Notamos que a grande maioria dos estudantes se sentem confortáveis com essa prática metodológica. Muitos não conheciam o Moodle, porém demonstraram, por meio do crescimento das notas finais, que este sistema influencia de forma positiva a construção do conhecimento de forma autônoma. Foi importantíssimo ter a presença do coordenador pedagógico como um dos administradores do AVA Moodle para que a pesquisa se concretizasse.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons