Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatiaCristinaSiqueira_tcc.pdf853,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: EJA Interventiva : a experiência do Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia
Autor(es): Siqueira, Kátia Cristina Marcelino Viana de
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estudantes com necessidades educativas especiais
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: SIQUEIRA, Kátia Cristina Marcelino Viana de. EJA Interventiva: a experiência do Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho analisa como a Educação de Jovens e Adultos Interventiva está contemplada no projeto político-pedagógico do Centro de Educação Fundamental 01 da Candangolândia, escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. O estudo procurou analisar a inclusão de pessoas com deficiência no Centro de Educação Fundamental 01 da Candangolândia, a partir da análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola e de entrevistas com a professora regente da EJA-Interventiva, uma coordenadora pedagógica e o diretor da escola. Para chegar aos resultados buscou-se um entendimento de qual o papel da coordenação pedagógica e da articulação do Projeto político-pedagógico daquela escola, no processo de inclusão dos alunos da EJA-Interventiva na rotina escolar. Foi observado nos depoimentos colhidos que a escola acredita que a inclusão só é possível na interação com os outros e com o meio e, nesse sentido, a concepção de inclusão perpassa pela subjetividade dos sujeitos envolvidos, já que a forma como cada um vê o aluno com necessidade educacional especial é o que delineia o processo de inclusão. Analisando as informações obtidas com as entrevistas percebemos que a formação dos professores deve levar a um olhar crítico da realidade do aluno com deficiência; a maior participação dos pais e profissionais da educação na elaboração de objetivos e planos de ação para este segmento, se fazem necessários para a sistematização de propostas inclusivas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons