Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaGoncalvesDaCosta_tcc.pdf796,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorCosta, Juliana Gonçalves Dias da-
dc.identifier.citationCOSTA, Juliana Gonçalves Dias da. O coordenador pedagógico e o planejamento na educação infantil: do alinhavo aos arremates. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar o planejamento na Educação Infantil, levando em consideração a eficácia do planejamento coletivo e a ação conjunta do coordenador como articulador e formador, contribuindo neste processo, tendo em vista que o planejamento feito coletivamente pode propiciar a reflexão sendo um fio condutor de formação continuada in lócus. No desenvolvimento da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa. As informações foram obtidas por meio de instrumentos de coleta de dados como questionário e entrevista semiestruturada, aplicados para três professoras regentes e uma coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil 01 de Sobradinho. O aporte teórico possibilitou tecer ideias com os autores que discutem a importância de uma formação continuada realizada no interior e no coletivo da escola, contando com as contribuições de Fusari (1993), Gandin (1993), Nóvoa (1995), Placco (2002) Domingues (2014) dentre outros que puderam esclarecer e dar suporte nas considerações ao tema pesquisado. A partir das análises dos dados, pode-se confirmar as possibilidades de um planejamento construído coletivamente com o apoio e participação efetiva do coordenador pedagógico, apesar de muitas dificuldades que emergem no cotidiano escolar no que diz respeito à constituição do trabalho coletivo, favorecer a reflexão conjunta e consequentemente à formação continuada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico e o planejamento na educação infantil : do alinhavo aos arrematespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T14:15:43Z-
dc.date.available2017-05-08T14:15:43Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16795-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLinhares, Vânia Leila de Castro Nogueira-
dc.description.abstract1This article aims to analyze the planning of Childhood Education, taking into account the effectiveness of the collective planning and the joint action of the coordinator as articulator and trainer contributing in this process, considering that the planning done collectively can promote reflection being a conducting thread of continued education in locus. In the development of this research, a qualitative approach was chosen. All the info was obtained through data collection instruments such as questionnaires and semi-structured interviews, applied to three teachers and one pedagogic coordinator from Centro de Educação Infantil 01 de Sobradinho. The studied theoretical framework enabled the weaving of ideas with authors that discuss the importance of continued education on the inside and the collective of the school, relying on contributions from Fusari (1993), Gandin (1993), Nóvoa (1995), Placco (2002), Domingues (2014) among others that could clarify and support the considerations on the addressed topic. From the data analysis, we can confirm the possibilities of a planning collectively built with the support and active participation of the pedagogic coordinator, despite many difficulties that arise in everyday school life with regard to the foundation of collective work, promote joint reflection and consequently to continued education.pt_BR
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons