Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvaneteDaSilvaSantos_tcc.pdf725,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Família e o acompanhamento escolar
Autor(es): Santos, Ivanete da Silva Sousa
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Barbosa, Marcos Paulo
Assunto: Educação - participação dos pais
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: SANTOS, Ivanete da Silva Sousa. Família e o acompanhamento escolar. 2015. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Muitas são as supostas causas que são responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem que os alunos têm enfrentado. Esse trabalho tem como objetivo enfatizar a importância do envolvimento da família no que tange ao acompanhamento da vida escolar de seus filhos, mesmo com as transformações sofridas em sua organização. Por meio dos objetivos específicos buscou desenhar o perfil do envolvimento das famílias com relação a escola e a vida escolar dos filhos, caracterizando como constitui efetivamente a participação das famílias analisadas; buscou comparar alunos com rendimentos acadêmicos altos com os de rendimento acadêmicos baixo investigando até que ponto o envolvimento ou não das famílias contribuíram com esses resultados; buscou ainda compreender as funções do coordenador pedagógico nesse contexto. O referencial teórico está pautado nos processos sócios-históricos que a organização familiar vem sofrendo no cumprimento de seu papel e os resultados dessas mudanças na vida escolar dos filhos e ainda as concepções sobre as funções do coordenador pedagógico como mediador, articulador, formador e transformador no contexto escolar. Na pesquisa empírica de caráter qualitativo analisou as informações obtidas através de entrevistas e questionários com os coordenadores, professores, pais, alunos. Os resultados evidenciaram que as famílias dessa escola, na sua maioria, têm envolvimento com a vida escolar de seus filhos e observou ainda que os alunos analisados com dificuldades de aprendizagens na sua maioria apresentam a falta do acompanhamento escolar por parte da família. As concepções sobre a função do coordenador pedagógico é o professor “faz tudo” bem diferente daquelas que os documentos legais e artigos acadêmicos apontam. Situações urgentes e a falta de clareza sobre as responsabilidades especificam do professor coordenador ajudam acentuar o desvio de função desse profissional, os resultados indicaram que a formação continuada de todo o contexto escolar sobre o papel desse profissional é a possível solução para se resolver esses problemas apontados que a coordenação pedagógica vem enfrentando na execução de suas atribuições.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons