Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GiselleLopesAndrade_tcc.pdf845,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação Institucional e participação dos pais : entendendo essa interação
Autor(es): Andrade, Giselle Lopes
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Avaliação institucional - escola
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: ANDRADE, Giselle Lopes. Avaliação Institucional e participação dos pais: entendendo essa interação. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Avaliação Institucional se caracteriza como processo dialógico baseado na coletividade onde diferentes segmentos da comunidade escolar interagem na intenção de analisar, diagnosticar e visualizar possíveis estratégias de atuação em prol da melhoria na qualidade do ensino de acordo com a realidade local. Para que esse processo se desenvolva na sua plenitude faz-se necessário a efetiva atuação de todos os segmentos, porém é necessário identificar se, de fato, tais segmentos exercem com qualidade essa participação. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como se desenvolve a participação do segmento “pais/responsáveis” na Avaliação Institucional na Escola Classe do Cerrado. Para tanto, a análise foi baseada na abordagem qualitativa com estudo de caso utilizando diferentes instrumentos como questionários, entrevistas e análise documental. Foi possível identificar como ocorre a participação dos pais na Avaliação Institucional, bem como conhecer a postura que pais/responsáveis e professores/servidores têm sobre o envolvimento da família nesse processo. Para a presente pesquisa foi necessário a utilização de referência bibliográfica onde se destacam Luck, Paro, Villas Boas e Freitas, obras que delinearam os caminhos da pesquisa e contribuíram na análise dos dados e considerações finais. A pesquisa possibilitou identificar percepções de diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar no que tange à Avaliação Institucional, propondo repensar estratégias de incentivo e convencimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons