Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16780
Título: Utilização do celular como ferramenta pedagógica nas atividades de artes, educação física e música, na concepção dos professores de uma escola parque da rede pública
Autor(es): Soares, Gilvan Conceição de Araujo
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Educação - efeito das inovações tecnológicas
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: SOARES, Gilvan Conceição de Araujo. Utilização do celular como ferramenta pedagógica nas atividades de artes, educação física e música, na concepção dos professores de uma escola parque da rede pública. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar se os celulares podem ser utilizados como ferramenta pedagógica nas atividades de artes, educação física e música, na concepção dos professores em uma Escola Parque da Rede Pública, localizada na Região Administrativa de Ceilândia em Brasília. O tema foi escolhido por apresentar um grande desafio à Educação que é o de aliar essa nova tecnologia ao ato de educar. Um número considerável de educadores rejeita a ideia do uso do celular como instrumento pedagógico, mesmo sabendo que os alunos já o incorporaram em seu cotidiano. Trata-se de uma pesquisa quantitativa tendo como instrumento um questionário aplicado junto aos professores. O estudo permitiu reflexões sobre a possível utilização do celular nas oficinas, pois, o mesmo tem aplicativos semelhantes ao notebook, concentra várias mídias e está a cada dia mais acessível, onde os modelos mais simples também podem ser utilizados como meios e instrumentos pedagógicos de ensino. A pesquisa detectou que é preciso políticas educacionais que favoreçam a utilização do celular como ferramenta capaz de facilitar o aprendizado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Coorientador(es): Letti, Mariana Marlière
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GilvanConceicaoSoares_tcc.pdf774,93 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons