Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabriciaEstevaoDaSilva_tcc.pdf476,78 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorSilva, Fabrícia Estevão da-
dc.identifier.citationSILVA, Fabrícia Estevão da. A observação da aula: formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a observação da aula como oportunidade de formação de professores para o coordenador pedagógico. Pretende desmistificar essa prática como uma ação de controle e vigilância e evidenciar que trata-se de uma ferramenta de ação e reflexão da prática pedagógica onde coordenadores e professores unidos buscam soluções pedagógicas para as dificuldades encontradas na escola. O estudo aconteceu na Escola Classe Luz (pseudônimo) localizada em Samambaia – Distrito Federal. Participaram da pesquisa professores e coordenadores pedagógicos. Os resultados evidenciam a importância dos coordenadores pedagógicos atuarem na formação de professores individualmente, conhecendo de fato a prática pedagógica dos docentes para que sua atuação na formação destes seja de fato efetiva. Evidencia ainda que a observação da aula é uma ferramenta importante desde que seja utilizada da forma adequada, sendo que os coordenadores precisam de formação para isso, ou seja, ainda é um desafio a ser transposto por coordenadores e professores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA observação da aula : formação continuada de professores e coordenadores pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T13:23:06Z-
dc.date.available2017-05-05T13:23:06Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16779-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLinhares, Vânia Leila de Castro Nogueira-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons