Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EzielmaAlvesSousa_tcc.pdf610,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação dos alunos da educação infantil na avaliação institucional em um jardim de infância
Autor(es): Sousa, Eziélma Alves dos Santos
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Educação de crianças
Avaliação institucional - escola
Projeto político-pedagógico
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: SOUSA, Eziélma Alves dos Santos. A participação dos alunos da educação infantil na avaliação institucional em um jardim de infância. 2015. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Avaliação Institucional é um instrumento essencial para auxiliar a escola a compreender a sua realidade, no intuito de se buscar novas práticas. Para que essa avaliação possa realmente exercer seu papel, é necessário envolvimento de todos os segmentos atinentes ao ambiente escolar. Entretanto, muitas vezes, a escola não é capaz de enxergar a importância da participação efetiva do aluno da educação infantil na Avaliação Institucional, tendo, por vezes, sua participação diminuída, ou até mesmo anulada. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a participação dos alunos da educação infantil na Avaliação Institucional de um Jardim de Infância. Nesta perspectiva, a presente pesquisa apresenta dados relevantes sobre esta participação, de modo a conhecer a sua importância nesse processo avaliativo. Utilizando-se de questionários dirigidos a docentes e coordenadores pedagógicos, a pesquisa detecta opiniões pertinentes à concepção de Avaliação Institucional do professor, bem como sobre os fatores inibidores e facilitadores da participação do aluno do Jardim de Infância nessa prática avaliativa da/na escola, gerando conhecimentos que favorecerão uma análise crítica deste envolvimento, objeto do estudo. A pesquisa foi realizada tendo como referência uma vasta bibliografia, no qual pode-se citar Freitas, Gadotti e Veiga, que apresentaram em suas obras valiosas reflexões, capazes de possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre o tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons