Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaissaGabrielaMartinsBarroso_tcc.pdf2,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dimensionamento de sistemas para recuperação de materiais magnéticos, não magnéticos e polímeros provenientes de resíduo eletrônico
Autor(es): Barroso, Raissa Gabriela Martins Reis
Orientador(es): Silva, Fábio Moreira da
Assunto: Resíduos eletroeletrônicos
Reciclagem
Polímeros
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: BARROSO, Raissa Gabriela Martins Reis. Dimensionamento de sistemas para recuperação de materiais magnéticos, não magnéticos e polímeros provenientes de resíduo eletrônico. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O consumo e a produção de eletroeletrônicos sofreram um grande incremento com o avanço tecnológico. Isso faz com que consumidores adquiram novos bens, favorecendo a troca dos equipamentos, mesmo que ainda não estejam obsoletos. Com isso, o aumento de volume de resíduos se torna um problema, visto que tais materiais são dispostos, muitas vezes, juntamente com o resíduo domiciliar. Apesar de ser uma prática comum, provoca graves consequências ao meio ambiente e a saúde da população, visto que tais equipamentos possuem em sua constituição uma grande variedade de metais pesados. O presente trabalho apresentou um sistema para recuperação de metais e polímeros, de resíduos eletroeletrônicos, a partir de processamentos mecânicos. Entre esses processamentos estão a moagem, classificação granulometria e separação magnética para os metais; para os polímeros foram apresentadas a lavagem e descontaminação, secagem e, por fim, a extrusão. Sistemas com capacidade de processamento para 1000 kg.h-1 de placas de circuito impresso e para 200 kg.h-1 de carcaça polimérica foram dimensionados. Concluiu-se que é possível montar um sistema para a recuperação de metais e polímeros a partir de resíduo eletroeletrônico com os equipamentos disponíveis comercialmente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons