Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaudioBarbosa_tcc.pdf429,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desinteresse pela escola : análise dos principais motivos que levam à desmotivação
Autor(es): Barbosa, Cláudio
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Nascimento, Juscelino Francisco do
Assunto: Fracasso escolar
Motivação na educação
Escolas públicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: BARBOSA, Cláudio. Desinteresse pela escola: análise dos principais motivos que levam à desmotivação. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivos identificar as causas da desmotivação dos alunos em relação ao papel da Escola em suas vidas; sinalizar os possíveis causadores do fracasso em que vivem as Escolas Públicas do Distrito e propor atitudes viáveis para o reerguimento da autoestima de todos os envolvidos dentro processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa em torno do tema abordado teve um caráter investigativo, sendo utilizados, para isso, questionários em duas turmas de 9º ano, no total de 40 alunos do turno matutino, 10 docentes, 2 Coordenadoras Pedagógicas, a Diretora e a Vice-Diretora do Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia. Informalmente, ocorreram, também, entrevistas com alguns alunos, que serviram para sustentação e diagnóstico, grosso modo, da visão deles a respeito de suas perspectivas escolares. Após a leitura e o levantamento das respostas dos questionários, o resultado da pesquisa se mostrou surpreendente e interessante. Entre a maioria dos discentes, o bullying foi apontado, entre as respostas, como o maior responsável pelo desestímulo escolar. Para todos os docentes, coordenadores e gestores, a família e o Estado não colaboram de forma efetiva para a Educação dos jovens na atualidade. Para a base teórica da pesquisa, foram utilizados, dentre outros, Vasconcelos (2000), Abramovay et al. (2004), Oliveira (2009) e Ferraz (2009). Assim, foi percebido que, independente dos fatores apontados pelos entrevistados, todos os motivos contribuem para o fracasso escolar e que a responsabilidade da melhoria da qualidade da Educação Pública é de todos nós.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons