Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroHenriqueToledoSousa_tcc.pdf467 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Classificação utilizando técnicas de aprendizado estatístico : estudo de casos
Autor(es): Sousa, Pedro Henrique Toledo de Oliveira
Orientador(es): Andrade, Bernardo Borba de
Assunto: SVM (Support Vector Machines)
Boosting (Estatística)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: SOUSA, Pedro Henrique Toledo de Oliveira. Classificação utilizando técnicas de aprendizado estatístico: Estudo de casos. 2016. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Dois dos métodos mais modernos de classificação existentes são SVM (Support Vector Machines) e Boosting. O primeiro é um método que procura um hiperplano separador, seja no espaço natural dos dados, seja em um espaço de dimensão maior, a fim de tornar possível a tarefa de classificação. Já o Boosting é um método que aplica, sequencialmente, um determinado classificador em versões reponderadas do conjunto de dados de treinamento, dando maior peso às observações classificadas erroneamente na iteração anterior. Neste trabalho estuda-se os métodos descritos acima realizando-se uma análise comparativa com os métodos LDA (Linear Discriminant Analysis), QDA(Quadratic Discriminant Analysis) e KNN(k-Nearest Neighbors). A análise comparativa será realizada em quatro bases de dados com diferentes características, verificando quais são as limitações de cada método e qual classificador melhor se ajusta aos diferentes tipos de bases de dados. O estudo e implementação dos métodos contribuiu para a solidificação da ideia de que não existe um método melhor ou pior e sim o método mais adequado para determinado padrão de dados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons