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dc.contributor.advisorAndrade, Bernardo Borba de-
dc.contributor.authorSousa, Pedro Henrique Toledo de Oliveira-
dc.identifier.citationSOUSA, Pedro Henrique Toledo de Oliveira. Classificação utilizando técnicas de aprendizado estatístico: Estudo de casos. 2016. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDois dos métodos mais modernos de classificação existentes são SVM (Support Vector Machines) e Boosting. O primeiro é um método que procura um hiperplano separador, seja no espaço natural dos dados, seja em um espaço de dimensão maior, a fim de tornar possível a tarefa de classificação. Já o Boosting é um método que aplica, sequencialmente, um determinado classificador em versões reponderadas do conjunto de dados de treinamento, dando maior peso às observações classificadas erroneamente na iteração anterior. Neste trabalho estuda-se os métodos descritos acima realizando-se uma análise comparativa com os métodos LDA (Linear Discriminant Analysis), QDA(Quadratic Discriminant Analysis) e KNN(k-Nearest Neighbors). A análise comparativa será realizada em quatro bases de dados com diferentes características, verificando quais são as limitações de cada método e qual classificador melhor se ajusta aos diferentes tipos de bases de dados. O estudo e implementação dos métodos contribuiu para a solidificação da ideia de que não existe um método melhor ou pior e sim o método mais adequado para determinado padrão de dados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSVM (Support Vector Machines)pt_BR
dc.subject.keywordBoosting (Estatística)pt_BR
dc.titleClassificação utilizando técnicas de aprendizado estatístico : estudo de casospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-27T16:43:14Z-
dc.date.available2017-04-27T16:43:14Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16725-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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