Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LauradeAssisMarques.pdf865,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorMarques, Laura de Assis-
dc.identifier.citationMARQUES, Laura de Assis. Crescimento empresarial: influência de indicadores de desempenho empresarial e setorial entre empresas com diferentes utilidades. 2011. 69 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractEmpresas geralmente têm como meta o aumento de suas receitas como estratégia de crescimento, porém seus gestores não sabem ao certo como estimulá-la. Estas empresas podem utilizar indicadores de desempenho não-financeiros e setoriais para mensurar suas ações e guiar suas decisões estratégicas. Este estudo avaliou a influência de indicadores como portfólio de marcas, número de funcionários formais, posição no ranking das empresas mais inovadoras e crescimento (ou redução) relativo do setor no desempenho de receita das empresas existentes em diferentes setores econômicos brasileiros, comparando-os entre grupos com alto e baixo grau de utilidade. Para tanto, utilizou-se o método de delineamento longitudinal por meio de quasi-experimento. A amostra utilizada foi composta por 46 empresas com dados dos anos de 2007 a 2009. Como resultado encontrou-se que empresas de baixo nível utilitário sofrem maior influência de indicadores de desempenho não-financeiros, enquanto empresas de alto nível utilitário sofrem igual influência de indicadores não-financeiros e setoriais. A partir destes resultados, este estudo propõe um modelo de comportamento organizacional, onde o desempenho de crescimento da receita adotado pela empresa é influenciado pelo seu histórico de aprendizagem (indicadores não-financeiros) e pelo seu cenário setorial.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração de empresasen
dc.subject.keywordEmpresas - desempenhoen
dc.titleCrescimento empresarial : influência de indicadores de desempenho empresarial e setorial entre empresas com diferentes utilidadesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-05-05T16:17:49Z-
dc.date.available2011-05-05T16:17:49Z-
dc.date.issued2011-05-05T16:17:49Z-
dc.date.submitted2011-01-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1671-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1671pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons