Título: | O real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJA |
Autor(es): | Petroceli, Ana Lise Marques |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Coorientador(es): | Trindade, Janaína Mota |
Assunto: | Coordenadores pedagógicos Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 25-Abr-2017 |
Referência: | PETROCELI, Ana Lise Marques. O real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJA. 2015. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esse trabalho vem falar sobre o papel do coordenador pedagógico nas demandas específicas da EJA – Educação de Jovens e Adultos - e na sua complexidade, assim como suas relações interpessoais e implicações. O tema está relacionado ao estudo sobre o fazer do coordenador pedagógico já que no momento essa função tem recebido atenção para estar legitimada, oficializada dentro do universo pedagógico, sendo de interesse pessoal o assunto. O objetivo geral é entender o conjunto de relações entre direção, coordenação, coordenador e professores e se constrói na escola mediante o grau de articulação entre esses setores, responsáveis pela educação que desenvolvimento do aluno na EJA, por meio da atuação do coordenador pedagógico. Para entender essa articulação, a psicanálise contribui como referência de entendimento de que essas relações são complexas, mas possíveis e que, diante desse emaranhado, há uma constante reconstrução dos laços entre o real, o simbólico e o imaginário a cada semestre. Por isso, a analogia com o nó borromeano, de Lacan. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida, com questionários enviados a dois professores, o supervisor e o diretor da EJA, na escola pesquisada. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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