Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreiaDeCarvalhoPimentel_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização dos recursos computacionais para o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal de alunos com autismo : um estudo do atendimento dos alunos com autismo no Laboratório de Informática Educacional do Centro de Ensino Especial 01 do Gama/DF
Autor(es): Pimentel, Andreia de Carvalho
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Tecnologia na educação
Autismo
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: PIMENTEL, Andreia de Carvalho. A utilização dos recursos computacionais para o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal de alunos com autismo : um estudo do atendimento dos alunos com autismo no Laboratório de Informática Educacional do Centro de Ensino Especial 01 do Gama/DF. 2015. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Trabalho de pesquisa realizado através de pesquisa quantiqualitativa, com aplicação de questionário aos professores especialistas do Laboratório de Informática Educativa (LIED) do Centro de Ensino Especial 01 do Gama/DF; consta também no presente trabalho de pesquisa uma minuciosa revisão de literatura, sob os assuntos referentes aos históricos e fundamentos legais das deficiências, aborda a temática do autismo, bem como os aspectos da comunicação verbal e não verbal, além de esmiuçar sobre o projeto de funcionamento do Laboratório de Informática Educativa voltados ao atendimento de alunos com deficiência da rede pública de ensino do Gama, Distrito Federal. Através desse estudo, cumpre notar que os alunos com autismo, denominados TEA – Transtorno do Espectro Autista apresentam condições favoráveis de desenvolver ou aprimorar sua comunicação verbal ou não verbal, quando do uso das tecnologias educacionais, mediadas por um projeto educativo, este executado no LIED e acompanhado por professores especialistas em informática educacional. As situações de ensino e de aprendizagem devem ser orientadas e mediadas, de forma lúdica com interação constante. Para os alunos que apresentam sérias dificuldades de comunicação, o professor deve apoiar-se no uso de procedimentos que permitam a participação efetiva dos estudantes quando atendidos no LIED. Contrário ao senso comum, os alunos com autismo demonstram independência em relação à construção de suas ideias, e desenvolvem também em maior ou menor grau a interação com o outro e com o ambiente. Os alunos com autismo podem realizar mais que a sociedade acredita e apesar de suas limitações, principalmente de cunho comunicativo, eles conseguem transpor a tênue linha que separa sua capacidade de interagir e se comunicar do isolamento social e comunicativo característico ao transtorno.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons