Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_NanahiraRabelo.pdf358,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A China e os “PALOP” : uma análise das relações sinoafricanas com enfoque nos países de língua oficial portuguesa
Autor(es): Sant’Anna, Nanahira de Rabelo e
Orientador(es): Saraiva, José Flávio Sombra
Assunto: China - relações exteriores
Cooperação internacional
África - relações exteriores
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 5-Mai-2011
Referência: SANT'ANNA, Nanahira de Rabelo e. A China e os “PALOP”: uma análise das relações sinoafricanas com enfoque nos países de língua oficial portuguesa. 2008. 63 f. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho enfoca a incremento cooperativo chinês com os países da África cuja língua oficial é a portuguesa. Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), grupo que se completa com Brasil, Portugal e Timor Leste. O continente africano, em geral, apresenta-se favorável a estratégias de cooperação com o gigante asiático, que busca fornecedores de recursos naturais, matérias-primas e petróleo, assim como oportunidades comerciais e novos mercados para suas exportações. Aos países africanos interessa a obtenção de fundos para a realização de obras de infra-estrutura e desenvolvimento, a fim de superar a defasagem tecnológica e reforçar seu peso político. Para a análise, buscou-se comparar em que medida as considerações acima se aplicam aos países africanos lusófonos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1667
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons