Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16663
Título: | Tecnologia e alfabetização : uma reflexão acerca do uso das TICs |
Autor(es): | Durães, Angélica Marques |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Coorientador(es): | Santos, Janaína de Araújo Teixeira |
Assunto: | Alfabetização Tecnologia na educação Tecnologia da informação e comunicação |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 24-Abr-2017 |
Referência: | DURÃES, Angélica Marques. Tecnologia e alfabetização: uma reflexão acerca do uso das TICs. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho propôs uma discussão a cerca do uso das TICs na alfabetização, onde
os estudantes as utilizam para desenvolver seus conhecimentos. Iniciou- se com
breves considerações sobre o uso das tecnologias na educação e as implicações na
alfabetização. O referencial teórico teve como base na área da informática Valente,
1999 e na área da alfabetização Soares, 2002, dentre outros. Em seguida,
apresentou-se resultados de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada com 10
professores que atuam na Escola Classe 09 de Planaltina-DF. Sendo 7 professoresalfabetizadores,
2 coordenadoras e 1 professora da sala de informática. O objetivo
deste estudo foi verificar as contribuições, em relação ao uso das TICs, no processo
de ensino-aprendizagem em turmas de alfabetização da escola. A técnica de coleta
de dados utilizada foi a aplicação de questionário com as professoras. O resultado
apontou que os professores alfabetizadores utilizam as TICs nas práticas
educativas, pois acreditam que elas trazem contribuições à alfabetização. Ao final
desde estudo, conclui-se que as TICs são ferramentas valiosas e facilitadoras no
processo de alfabetização. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons