Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnneKatrinneCruzDaSilva_tcc.pdf403,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A qualificação como elemento base para e na construção da identidade profissional do coordenador pedagógico local
Autor(es): Silva, Anne Katrinne Cruz Pereira da
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Diniz, Sonia Regina
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Professores - formação
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: SILVA, Anne Katrinne Cruz Pereira da. A qualificação como elemento base para e na construção da identidade profissional do coordenador pedagógico local. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho analisa a importância da qualificação / formação específica para os Coordenadores Pedagógicos Locais (CPL) como elemento básico da e na construção de sua identidade profissional. Buscando responder à problemática da pesquisa optou-se por utilizar a abordagem qualitativa, adotando como ferramenta de investigação o estudo de caso. No processo de construção do estudo, são abordadas as questões referentes à formação inicial dos professores buscando avaliar se esta formação fornece os conhecimentos necessários para que estes possam atuar como CPL, considerando a ampliação e ressignificação das atribuições deste profissional, sobretudo, no que diz respeito ao seu papel formativo. O outro ponto fundamental é a compreensão do conceito de identidade profissional e como se dá o seu processo de constituição. Para a construção do conhecimento acerca destas questões, autores como Franco, Libâneo, Oliveira, Nóvoa, Castells, dentre outros, contribuem de forma valiosa para a composição do referencial teórico. As informações coletadas, por meio dos questionários entregues aos participantes da pesquisa, fornecem dados relevantes para a análise das categorias elaboradas. Os resultados da análise indicam que os professores em regência reconhecem a importância do trabalho desenvolvido pelo CPL, mas é necessário que todos os profissionais da escola ampliem o conhecimento acerca das reais atribuições deste profissional. Partindo da colaboração da literatura especializada associada aos dados fornecidos pelos participantes do estudo, este trabalho conclui processo formativo do CPL é de fato um elemento essencial na construção e consolidação de sua identidade profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons