Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ElessandroDaCostaMendonca_tcc.pdf3,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte na educação : a obra de Hélio Melo e Ueliton Santana como expressões da Amazônia
Autor(es): Mendonça, Elessandro da Costa
Orientador(es): Silva, Cayo Vinicius Honorato da
Assunto: Arte na educação
Imagens - leitura
Amazônia
Melo, Hélio Holanda, 1926-2001
Santana, Ueliton, 1981-
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Abr-2017
Referência: MENDONÇA, Elessandro da Costa. Arte na educação: a obra de Hélio Melo e Ueliton Santana como expressões da Amazônia. 2016. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá, 2016.
Resumo: O presente trabalho pretende enfatizar um olhar sensível, peculiar e abrangente com relação à arte na Amazônia, além de discutir a inserção desse olhar na Educação. Para isso, partiremos das obras de dois artistas que produziram no Acre: Hélio Melo e Ueliton Santana. A partir desses trabalhos, queremos ter uma visão que contemple as peculiaridades do lugar a partir das vivências e experiências dos artistas e suas interpretações do ambiente através de suas artes. Começaremos enfatizando um pouco da biografia dos artistas, pois entendemos que a produção da obra tem muito a ver com o tempo e o espaço em que foram produzidas e a vida dos artistas diz muito sobre suas produções. Apresentaremos algumas obras e um pouco de leitura de imagem, fazendo referência aos seus contextos históricos. Utilizamos muito das teorias de Ana Mae Barbosa, ainda que conscientes de que seu discurso em boa parte não contempla a Amazônia, que precisa ter em seus habitantes a capacidade, a vez e a voz de fazer parte da construção de sua cultura, e de moldar a partir das suas raízes, uma “árvore que dê frutos condizentes com suas propostas e suas vivências.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons