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https://bdm.unb.br/handle/10483/16240
Título: | Identificação de cafeína em Saridon® por Cromatografia em Camada Delgada (CCD) : uma abordagem para o ensino de química aplicado à toxicologia |
Autor(es): | Moreira, Caio César Coradi |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Educação básica Química - estudo e ensino Toxicologia Cromatografia em Camada Delgada (CCD) Automedicação |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 14-Mar-2017 |
Referência: | MOREIRA, Caio César Coradi. Identificação de cafeína em Saridon® por Cromatografia em Camada Delgada (CCD): uma abordagem para o ensino de química aplicado à toxicologia. 2015. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O emprego da toxicologia como elemento contextualizador pode fornecer subsídios para uma articulação diferenciada do conteúdo programático de química na educação básica. Como se trata de um campo multidisciplinar, a toxicologia pode ser abordada em diversas óticas. O livro didático, por exemplo, pode contribuir para este tipo de abordagem, propiciando um ambiente apto para que o docente se familiarize com o tema como também possua em mãos um material seguro que possa orientá-lo na discussão deste tópico em sala de aula. Assim, empregou-se a pesquisa qualitativa com o objetivo de realizar uma análise preliminar dos últimos livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em relação à abordagem deste tema. Além de verificar tópicos vinculados de alguma forma a toxicologia verificou-se também se havia a presença de alguma atividade prática relacionada ao método cromatográfico em camada delgada (CCD). Logo, foi traçado, a partir deste exame, o propósito deste trabalho que consistiu em sugerir uma experimentação que aborde a toxicologia como um elemento introdutório e contextualizador. De modo a proporcionar à metodologia do docente a incorporação de ferramentas que promovam um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por combater a desarticulação entre prática e teoria. Prontamente, a exposição de conceitos fundamentais vinculada à toxicologia, precedida a atividade prática, identificação de cafeína em analgésico, com caráter demonstrativo-investigativo, desencadeia um leque de possibilidades na forma em se conduzir a construção de conceitos. Ou seja, a partir da discussão do princípio de funcionamento desta técnica analítica e de aspectos relacionados à intoxicação por medicamentos desenvolve-se um conjunto de fatores que corroboram para a propagação de competências e habilidades que irão além da compreensão de termos conceituais, mas também na prática da: criticidade, proatividade e princípios relacionados à cidadania. O desfecho desta atividade foi realizado com o enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) pelo emprego da leitura de um texto sobre a difusão do hábito irracional no consumo de medicamentos sem prescrição profissional. Logo, a partir do debate sobre a automedicação promove-se um ambiente apropriado para o exercício da tomada de decisão dos alunos acerca deste contexto, ao se posicionarem sobre este tema polêmico e que afeta diretamente a saúde pública. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015. |
Aparece na Coleção: | Química
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