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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorMoreira, Caio César Coradi-
dc.identifier.citationMOREIRA, Caio César Coradi. Identificação de cafeína em Saridon® por Cromatografia em Camada Delgada (CCD): uma abordagem para o ensino de química aplicado à toxicologia. 2015. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO emprego da toxicologia como elemento contextualizador pode fornecer subsídios para uma articulação diferenciada do conteúdo programático de química na educação básica. Como se trata de um campo multidisciplinar, a toxicologia pode ser abordada em diversas óticas. O livro didático, por exemplo, pode contribuir para este tipo de abordagem, propiciando um ambiente apto para que o docente se familiarize com o tema como também possua em mãos um material seguro que possa orientá-lo na discussão deste tópico em sala de aula. Assim, empregou-se a pesquisa qualitativa com o objetivo de realizar uma análise preliminar dos últimos livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em relação à abordagem deste tema. Além de verificar tópicos vinculados de alguma forma a toxicologia verificou-se também se havia a presença de alguma atividade prática relacionada ao método cromatográfico em camada delgada (CCD). Logo, foi traçado, a partir deste exame, o propósito deste trabalho que consistiu em sugerir uma experimentação que aborde a toxicologia como um elemento introdutório e contextualizador. De modo a proporcionar à metodologia do docente a incorporação de ferramentas que promovam um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por combater a desarticulação entre prática e teoria. Prontamente, a exposição de conceitos fundamentais vinculada à toxicologia, precedida a atividade prática, identificação de cafeína em analgésico, com caráter demonstrativo-investigativo, desencadeia um leque de possibilidades na forma em se conduzir a construção de conceitos. Ou seja, a partir da discussão do princípio de funcionamento desta técnica analítica e de aspectos relacionados à intoxicação por medicamentos desenvolve-se um conjunto de fatores que corroboram para a propagação de competências e habilidades que irão além da compreensão de termos conceituais, mas também na prática da: criticidade, proatividade e princípios relacionados à cidadania. O desfecho desta atividade foi realizado com o enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) pelo emprego da leitura de um texto sobre a difusão do hábito irracional no consumo de medicamentos sem prescrição profissional. Logo, a partir do debate sobre a automedicação promove-se um ambiente apropriado para o exercício da tomada de decisão dos alunos acerca deste contexto, ao se posicionarem sobre este tema polêmico e que afeta diretamente a saúde pública.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordToxicologiapt_BR
dc.subject.keywordCromatografia em Camada Delgada (CCD)pt_BR
dc.subject.keywordAutomedicaçãopt_BR
dc.titleIdentificação de cafeína em Saridon® por Cromatografia em Camada Delgada (CCD) : uma abordagem para o ensino de química aplicado à toxicologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-14T16:53:52Z-
dc.date.available2017-03-14T16:53:52Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16240-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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