Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16104
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndreLeandroParente_tcc.pdf735,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Visão da formação do profissional da área contábil pelos micro e pequenos empresários da Asa Norte de Brasília
Autor(es): Parente, André Leandro Nunes
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Contadores - prática profissional
Informação contábil
Micro e pequenas empresas
Contabilidade gerencial
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Fev-2017
Referência: PARENTE, André Leandro Nunes. Visão da formação do profissional da área contábil pelos micro e pequenos empresários da Asa Norte de Brasília. 2016. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de descobrir a opinião dos empresários da Asa Norte de Brasília, Distrito Federal, a respeito da formação dos profissionais da área contábil. Conhecer a realidade dos serviços prestados pelos contadores e o que destoa dos objetivos da Ciência Contábil com relação às normas vigentes e o projeto político pedagógico da formação acadêmica destes profissionais. A pesquisa é de natureza exploratória aplicada, além de ser um estudo qualitativo, o qual foi examinada as opiniões dos entrevistados. Foi auxiliada por um questionário aplicado pelo pesquisador, preenchido pelo próprio empresário ou, na ausência deste, pelo administrador da firma. Foram desenvolvidos 59 (cinquenta e nove) questionários, o qual constatou-se algumas analogias entre os entrevistados: em sua maioria os empresários utilizam-se da informação contábil para tomadas de decisões, entretanto é notável que muitos destes empreendedores desconhecem a relevância de que a Contabilidade pode oferecer informações muito mais úteis e abrangentes do que simplesmente informar sobre prestações de contas e pagamento de tributos. Estas entre outras constatações foram verificadas na presente pesquisa a qual procurou-se caracterizar a problemática propondo medidas que possibilitem a conscientização dos empresários desta região em relação à importância da participação do profissional da área contábil na atividade empresarial, fornecendo-lhes informações mais úteis e substancial que possibilitem a contratação de serviços e consultorias contábeis de excelência e demonstrando o que pode fornecer no que concerne a qualificação profissional de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Aturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons