Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RogeriodeMoraesSilvaJunior_tcc.pdf851,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implantação de licitações e contratações sustentáveis na administração pública federal : estudo de caso no Exército Brasileiro
Autor(es): Silva Júnior, Rogério de Moraes
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Brasil. Exército
Exército brasileiro
Administração pública
Licitação pública
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: SILVA JÚNIOR, Rogério de Moraes. Implantação de licitações e contratações sustentáveis na administração pública federal: estudo de caso no Exército Brasileiro. 2016. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A sustentabilidade é uma exigência urgente no atual cenário de crise ambiental, cuja face mais evidente e preocupante é a das mudanças climáticas, causadas pelo aquecimento do planeta, com suas consequências para a estabilidade da vida na Terra. As práticas e ações voltadas ao uso racional dos recursos naturais, além de ajudarem na proteção do meio ambiente, podem ser uma oportunidade de redução de custos. Nos órgãos públicos há grande margem para a implantação de ações nesse sentido e esse tipo de investimento pode ser pago, pelo menos parcialmente, com a economia de energia, de água e de outros insumos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar e analisar práticas e licitações sustentáveis aplicadas em organizações da Administração Pública Federal, tendo em vistas as grandes mudanças provocadas ao modo de gestão das organizações e grande relevância do tema no cenário atual. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa, onde realizou-se, primeiramente, uma análise documental através de relatórios e planos de logística sustentável, para a qual adotou-se três organizações públicas, e logo depois, foram aplicados trinta questionários estruturados à militares do Comando da 11 Região Militar. Para a análise estatística dos dados foi utilizada a análise descritiva (mínimo, máximo, média e desvio-padrão), além de utilizar o alfa de Cronbach para medir a confiabilidade do questionário aplicado. Os resultados obtidos demonstram que a administração pública tem priorizado o monitoramento e ações focadas ao uso de recursos naturais e energia, contudo, faltam com a destinação correta de resíduos orgânicos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons