Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15980
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlexandreGabrielSilvaRodrigues_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Stakeholders como empreendedores políticos : o caso do Marco Civil da Internet no Brasil
Autor(es): Rodrigues, Alexandre
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Stakeholders
Marco Civil da Internet
Brasil. Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014
Internet
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 7-Fev-2017
Referência: RODRIGUES, Alexandre. Stakeholders como empreendedores políticos: o caso do Marco Civil da Internet no Brasil. 2016. 111 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Assim como nas organizações privadas, no sistema público, os interessados e possíveis influenciadores das dinâmicas são tidos como stakeholders que devem ter seus interesses colocados para análise, o que por si só ocasiona uma série de conflitos dentro do subsistema de construção de políticas públicas. As relações entre os stakeholders apresentam lacunas onde costumeiramente os empreendedores políticos agem para mediar conflitos ou sobreporem suas demandas às demais. Com base nisso, o presente estudo tem como objetivo compreender como os stakeholders, os grupos de interesse e empreendedores políticos influenciam o processo de regulamentação do Marco Civil da Internet no Brasil, uma Lei Federal que trouxe uma nova concepção para a dinâmica política: o processo de participação ativa e colaborativa de diversos representantes da sociedade civil. Para isso, foram utilizados quatro modelos da Teoria de Stakeholders, propostos por Savage et al. (1991), Mitchell, Agle e Wood (1997), Gomes e Gomes (2010) e Christopoulos e Ingold (2015) que possibilitaram a identificação, classificação e análise de atuação de stakeholders e de empreendedores políticos no processo de construção da Lei 12.965/14. Com base nisso, uma pesquisa qualitativa exploratória, com a utilização de um estudo de caso foi realizada, tendo como principal fonte de dados documentos de texto, audiovisuais e análises históricas de 12 eventos-chave que se deram entre 2009 e 2015 e que permitiram o entendimento sistemático, sob a ótica de uma estrutura narrativa, do Marco Civil da Internet. Os resultados mostram que no caso do Marco Civil, onde havia a presença de dois policy entrepreneurs com posicionamentos contrários (empresa Telefônica e Presidência da República), a atuação mediadora do policy broker Deputado Alessandro Molon, a partir de uma posição de destaque na elaboração da Lei (relator), permitiu que o projeto final fosse um retrato do processo cosmopolita de criação, ao tratar diversos assuntos, atender aos interesses de variados grupos e não deixar que, assim como outras Leis do setor de telecomunicação, o Marco Civil da Internet fosse fruto da demanda de um único grupo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons