Título: | O processo de inclusão em uma escola de tempo integral no município de Palmas –TO |
Autor(es): | Oliveira, Ricardo Furtado |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Inclusão escolar Educação integral Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Ricardo Furtado. O processo de inclusão em uma escola de tempo integral no município de Palmas –TO. 2015. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015. |
Resumo: | A inclusão e os diferentes processos que a permeiam são de fundamental importância para a consolidação de uma sociedade mais coesa, igualitária e justa. Os movimentos sociais refletidos pela inclusão são agregados a teorias, com vistas a um ensino cada vez mais acessível e a uma pratica docente humanizada. As Escolas de Tempo Integral surgem em meio a essa realidade para propor novas práticas educativas, remodelando as propostas educacionais, com vista a uma aprendizagem mais completa, e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A presente pesquisa buscou compreender como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência em uma ETI, focando a proposta educacional, mais especificamente, a pratica educativa da sala regular e a de recursos em uma Escola de Tempo Integral no município de Palmas – TO. Para fundamentar a análise de dados, apoiamos nos estudos de Duarte (2006), Gomes (2009), Triñaes (2009). Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, cujos participantes foram os professores da classe regular e atendimento educacional especializado, utilizando a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados evidenciaram que muitos professores não se sentem preparados para o trabalho com o aluno com necessidades educacionais especiais, e acreditam que somente com a ajuda de um outro profissional conseguirão atender às necessidades desses alunos. Com as dificuldades enfrentadas não se sentem responsáveis pelos alunos, atribuindo apenas ao professor do atendimento especializado, a responsabilidade de realizar a inclusão escolar. Há um distanciamento do discurso com a prática, e o principal desafio é fazer com que essa escola se torne multidisciplinar. Ao finalizar este estudo, espera-se que seja um norte reflexivo que permeie novas práticas e novos olhares sobre a inclusão. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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