Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SimoneDuarteMartins_tcc.pdf376,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A intervenção pedagógica frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares
Autor(es): Martins, Simone Duarte
Orientador(es): Amorim, Ana Cecília Ferreira de
Assunto: Pessoas com deficiência intelectual
Pessoas com deficiência
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jan-2017
Referência: MARTINS, Simone Duarte. A intervenção pedagógica frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa realizou-se em uma escola pública, da rede municipal de ensino de Ipatinga- MG, que atende a crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar as práticas de intervenção pedagógica, desenvolvidas com educandos com deficiência intelectual, inseridos em classes regulares, por meio da articulação entre as professoras regentes e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As informações constituintes da coleta de dados da pesquisa, empírico-teórica, foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, observações em classes regulares e em sala de Recursos Multifuncionais. A partir das análises efetuadas, de forma interpretativo-construtiva, observa-se que é necessário ressignificar as concepções docentes acerca da deficiência, as abordagens teórico-práticas sobre os processos de inclusão, as intervenções pedagógicas e os processos de alfabetização desses educandos. Como resultado da pesquisa, considera-se que as ações docentes planejadas, pautadas nas especificidades dos sujeitos e orientadas por práticas diversificadas, significativas e intencionais, contribuem para a escolarização de alunos com desenvolvimento atípico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons