Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SimoneDuarteMartins_tcc.pdf376,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAmorim, Ana Cecília Ferreira de-
dc.contributor.authorMartins, Simone Duarte-
dc.identifier.citationMARTINS, Simone Duarte. A intervenção pedagógica frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa realizou-se em uma escola pública, da rede municipal de ensino de Ipatinga- MG, que atende a crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar as práticas de intervenção pedagógica, desenvolvidas com educandos com deficiência intelectual, inseridos em classes regulares, por meio da articulação entre as professoras regentes e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As informações constituintes da coleta de dados da pesquisa, empírico-teórica, foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, observações em classes regulares e em sala de Recursos Multifuncionais. A partir das análises efetuadas, de forma interpretativo-construtiva, observa-se que é necessário ressignificar as concepções docentes acerca da deficiência, as abordagens teórico-práticas sobre os processos de inclusão, as intervenções pedagógicas e os processos de alfabetização desses educandos. Como resultado da pesquisa, considera-se que as ações docentes planejadas, pautadas nas especificidades dos sujeitos e orientadas por práticas diversificadas, significativas e intencionais, contribuem para a escolarização de alunos com desenvolvimento atípico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleA intervenção pedagógica frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-20T16:48:16Z-
dc.date.available2017-01-20T16:48:16Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15812-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons