Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeiaDosSantosCordeiroCampos_tcc.pdf671,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar : realidade e possibilidades
Autor(es): Campos, Léia dos Santos Cordeiro
Orientador(es): Amorim, Ana Cecília Ferreira de
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: CAMPOS, Léia dos Santos Cordeiro. Inclusão escolar: realidade e possibilidades. 2015. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar a realidade do processo de inclusão na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no município de Ipatinga/MG, com a finalidade edificar um trabalho mais humano, que atenda as especificidades de cada educando, principalmente dos com Necessidades Educativas Especiais, direcionar o trabalho a ser desenvolvido para otimizar o processo de inclusão e estreitar a relação entre família e escola. Buscou-se identificar como vem sendo implementada a inclusão escolar de crianças e adultos com Necessidades Educativas Especiais. Foi analisado na prática como esta sendo aplicado o direito, dos alunos com necessidades educativas especiais, de freqüentarem o ensino regular e investigar as maiores dificuldades e anseios enfrentados pelos professores, pais e alunos. A pesquisa teve como interlocutores teóricos os autores Marcos José da Silveira Mazzota, Eunicéia Gonçalves Mendes, e Maria Tereza Eglér Mantoan e documentos legais referentes à educação inclusiva. Optou-se pela realização de um estudo empírico-teórico, a partir de elementos da pesquisa qualitativa com a realização de entrevista semi-estruturada e observação. As entrevistas foram realizadas com professores, pais e alunos e os dados coletados foram analisados em consonância com a Fundamentação Teórica e com os objetivos. Os resultados revelam que a inclusão de alunos com necessidades educacioanis especiais no ensino regular é possível de acontecer, mesmo com todas as dificuldades e desafios existentes. De acordo com os participantes da pesquisa para que a inclusão aconteça de fato é preciso trilhar caminho rumo a formação permanente dos professores e criar condições para que o trabalho desenvolvido possa ter continuidade e apoio da assistência social e da saúde, dando subsídios às famílias, para que possam ter melhores condições de cuidar dos seus filhos e garantir não somente a inclusão escolar como também a inclusão social, fatores imprescindíveis para alcançarmos uma sociedade mais igualitária e justa, garantindo a todos o exercício da cidadania.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons