Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15639
Título: Um estudo acerca de identidade sob a perspectiva da diversidade e cidadania na EJA
Autor(es): Silva, Romaiana Martins
Alves, Tatiana Rodrigues
Orientador(es): Vitor, Elaine Filomena Chagas Cáceres
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Educação Popular
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Diversidade na escola
Educação e diversidade
Motivação na educação
Data de apresentação: Dez-2015
Referência: SILVA, Romaiana Martins; ALVES, Tatiana Rodrigues. Um estudo acerca de identidade sob a perspectiva da diversidade e cidadania na EJA. 2015. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Neste Projeto de Intervenção Local – PIL, para conclusão da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, teve-se como condição necessária, para entender o objeto do projeto, conhecer a identidade social dos estudantes do 3º segmento da EJA da escola pública Centro de Ensino Fundamental São Bartolomeu, em São Sebastião, o que subsidiou a intervenção da realidade local. São objetivos da intervenção: incentivar os estudantes a continuar os estudos, identificar boas práticas nas turmas da EJA que possam influenciar positivamente a transformação social na vida dos estudantes, reconhecer expressões identitárias e reforçar a valorização da imagem que eles têm de si. Para alcançar os objetivos pretendidos foram desenvolvidas atividades por meio de oficinas práticas e motivacionais, para que os estudantes possam ser capazes de reconhecer as diversidades e exercitar sua cidadania. O projeto foi elaborado com a metodologia de pesquisa bibliográfica, com o método qualitativo e quantitativo de análise de dados, o que revelou o interesse dos estudantes em continuar os estudos e a necessidade de um direcionamento e suporte para que eles se sintam valorizados e se reconheçam como cidadãos atuantes.
Abstract: In this Local Intervention Project - PIL for completion of Specialization in Education in Diversity and Citizenship, with emphasis on youth and adult education, we as a necessary condition to understand the design of the object, to know the social identity of students of the 3rd segment EJA public school Elementary School Center St. Bartholomew, in San Sebastian, which supported the intervention of the local reality. The objectives of the intervention: to encourage students to continue their studies, identify good practices in the adult education classes that can positively influence social change in the lives of students, recognizing identity expressions and enhance the appreciation of the image they have of themselves. To achieve the intended goals activities were developed through practical and motivational workshops for students to be able to recognize the differences and exercise their citizenship. The project was developed with the bibliographic research methodology, with qualitative and quantitative method of data analysis, which revealed the interest of students to continue their studies and the need for guidance and support so that they feel valued and recognize as active citizens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos, 2015.
Coorientador(es): Marques, Sonirza Correa
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RomaianaMartinsSilva_TatianaRodriguesAlves_tcc.pdf761.17 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons