Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RomaianaMartinsSilva_TatianaRodriguesAlves_tcc.pdf761,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVitor, Elaine Filomena Chagas Cáceres-
dc.contributor.authorSilva, Romaiana Martins-
dc.contributor.authorAlves, Tatiana Rodrigues-
dc.identifier.citationSILVA, Romaiana Martins; ALVES, Tatiana Rodrigues. Um estudo acerca de identidade sob a perspectiva da diversidade e cidadania na EJA. 2015. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNeste Projeto de Intervenção Local – PIL, para conclusão da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, teve-se como condição necessária, para entender o objeto do projeto, conhecer a identidade social dos estudantes do 3º segmento da EJA da escola pública Centro de Ensino Fundamental São Bartolomeu, em São Sebastião, o que subsidiou a intervenção da realidade local. São objetivos da intervenção: incentivar os estudantes a continuar os estudos, identificar boas práticas nas turmas da EJA que possam influenciar positivamente a transformação social na vida dos estudantes, reconhecer expressões identitárias e reforçar a valorização da imagem que eles têm de si. Para alcançar os objetivos pretendidos foram desenvolvidas atividades por meio de oficinas práticas e motivacionais, para que os estudantes possam ser capazes de reconhecer as diversidades e exercitar sua cidadania. O projeto foi elaborado com a metodologia de pesquisa bibliográfica, com o método qualitativo e quantitativo de análise de dados, o que revelou o interesse dos estudantes em continuar os estudos e a necessidade de um direcionamento e suporte para que eles se sintam valorizados e se reconheçam como cidadãos atuantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordEducação e diversidadept_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleUm estudo acerca de identidade sob a perspectiva da diversidade e cidadania na EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-11T11:36:19Z-
dc.date.available2017-01-11T11:36:19Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15639-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoMarques, Sonirza Correa-
dc.description.abstract1In this Local Intervention Project - PIL for completion of Specialization in Education in Diversity and Citizenship, with emphasis on youth and adult education, we as a necessary condition to understand the design of the object, to know the social identity of students of the 3rd segment EJA public school Elementary School Center St. Bartholomew, in San Sebastian, which supported the intervention of the local reality. The objectives of the intervention: to encourage students to continue their studies, identify good practices in the adult education classes that can positively influence social change in the lives of students, recognizing identity expressions and enhance the appreciation of the image they have of themselves. To achieve the intended goals activities were developed through practical and motivational workshops for students to be able to recognize the differences and exercise their citizenship. The project was developed with the bibliographic research methodology, with qualitative and quantitative method of data analysis, which revealed the interest of students to continue their studies and the need for guidance and support so that they feel valued and recognize as active citizens.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Educação Popularpt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons