Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValeriaMariaDeMeloRamos_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de ensino favoráveis ao desenvolvimento do aluno com síndrome de down no Ensino Fundamental I
Autor(es): Ramos, Valéria Maria de Melo
Orientador(es): Amorim, Ana Cecília Ferreira de
Assunto: Inclusão escolar
Down, Síndrome de
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: RAMOS, Valéria Maria de Melo. Estratégias de ensino favoráveis ao desenvolvimento do aluno com síndrome de down no Ensino Fundamental I. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda questões sobre o processo de inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular, as características dessa criança, analisando como ocorre a sua aprendizagem e qual a importância da parceria entre a família e a escola nesse processo. Apresenta a importância da adoção de estratégias de ensino diferenciadas e a necessidade da capacitação docente para promover a melhoria na qualidade do ensino ofertado a esses estudantes. Dessa forma, com o objetivo de analisar os processos de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down nas séries iniciais, pela descrição das estratégias utilizadas pelos docentes no processo de ensino aprendizagem foi realizada investigação em uma escola municipal da rede regular de ensino de Ipatinga - MG, contando com a participação de uma criança com Síndrome de Down inserida em turma regular de primeiro ano do ensino fundamental I e quatro professoras, incluindo a monitora de apoio. Concluiu-se que a inclusão só ocorrerá de forma satisfatória e eficiente a partir do momento em que toda escola, família e sociedade promoverem e garantirem juntas o direito de todos à educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons