Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValeriaMariaDeMeloRamos_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAmorim, Ana Cecília Ferreira de-
dc.contributor.authorRamos, Valéria Maria de Melo-
dc.identifier.citationRAMOS, Valéria Maria de Melo. Estratégias de ensino favoráveis ao desenvolvimento do aluno com síndrome de down no Ensino Fundamental I. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda questões sobre o processo de inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular, as características dessa criança, analisando como ocorre a sua aprendizagem e qual a importância da parceria entre a família e a escola nesse processo. Apresenta a importância da adoção de estratégias de ensino diferenciadas e a necessidade da capacitação docente para promover a melhoria na qualidade do ensino ofertado a esses estudantes. Dessa forma, com o objetivo de analisar os processos de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down nas séries iniciais, pela descrição das estratégias utilizadas pelos docentes no processo de ensino aprendizagem foi realizada investigação em uma escola municipal da rede regular de ensino de Ipatinga - MG, contando com a participação de uma criança com Síndrome de Down inserida em turma regular de primeiro ano do ensino fundamental I e quatro professoras, incluindo a monitora de apoio. Concluiu-se que a inclusão só ocorrerá de forma satisfatória e eficiente a partir do momento em que toda escola, família e sociedade promoverem e garantirem juntas o direito de todos à educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino favoráveis ao desenvolvimento do aluno com síndrome de down no Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-09T14:37:40Z-
dc.date.available2017-01-09T14:37:40Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15571-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons