Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroPauloMartinsDosSantos_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de segurança em redes sem fio e proposta de solução para o Laboratório da Engenharia de Redes de Comunicação
Autor(es): Santos, Pedro Paulo Martins dos
Orientador(es): Amvame-Nze, Georges
Assunto: Sistemas de comunicação sem fio
Redes Wireless
Segurança da informação
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: SANTOS, Pedro Paulo Martins dos. Análise de segurança em redes sem fio e proposta de solução para o Laboratório da Engenharia de Redes de Comunicação. 2015. xi, 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este projeto foi feito com o propósito de servir como um guia para se ter uma configuração segura quando se trata de WLAN. Especialmente nesse caso, é proposta uma solução segura para o Laboratório da Engenharia de Redes de Comunicação. Ainda que se tenham hoje soluções suficientemente seguras, é comum encontrar nos mais diversos locais, seja empresarial ou domiciliar, configurações de rede que tenham brechas para sofrer ataques e comprometer a rede. Sendo assim, neste projeto tem-se a análise de soluções para redes sem fio e, também, a análise de ataques conhecidos que podem ser lançados contra as mesmas. Para a análise da segurança dos tipos de redes, é usada a distribuição Kali Linux, a mais usada atualmente para testes de intrusão e auditoria em segurança. Busca-se aqui mostrar o que pode ser atingido quando se tem uma quantidade mínima de recursos, mostrando os riscos que se corre ainda que não haja atacantes com equipamentos sofisticados. Como resultado final, é apresentada a solução que melhor se protege contra os tipos mais comuns de ataques.
Abstract: This project was made with the purpose to be a guide about secure configuration in WLAN. Although nowadays there is enough secure solutions, it is common to find in several places, either be residential or enterprise, network configurations that have flaws exploitable, compromising the network. Therefore, in this project, the analysis of wireless network solutions is made, and the analysis of known attack that can be launched against it. For the analysis of wireless security types, it is used the Kali Linux distribution, the most used currently for intrusion tests and security auditing. It is sought here to show what can be achieved when there is a minimal amount of resources, highlighting existent risks even if there is not sophisticated devices to perform attacks. As a result, it is presented the solution that bests mitigate the most common types of attacks.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons