Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CamilaShiratsubakiDaCosta_tcc.pdf16,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação e sustentabilidade : selos de certificação ambiental como estratégia de comunicação e marketing para o discurso de sustentabilidade das organizações
Autor(es): Costa, Camila Shiratsubaki da
Orientador(es): Vidal, Delcia Maria de Mattos
Assunto: Comunicação e meio ambiente
Certificação ambiental
Marketing
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 7-Nov-2016
Referência: COSTA, Camila Shiratsubaki da. Comunicação e sustentabilidade: selos de certificação ambiental como estratégia de comunicação e marketing para o discurso de sustentabilidade das organizações. 2016. vii, 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O consumidor interessado em produtos que se posicionam como sustentáveis enfrenta problemas como a falta de informações ou a inconsistência das informações que são apresentadas pelas empresas, o que dificulta sua decisão de compra. As certificações ambientais ao mesmo tempo em que fundamentam o discurso sobre sustentabilidade das organizações, transmitem credibilidade, confiança e qualidade tendo assim capacidade para diminuir esse hiato. Apesar disso, a familiaridade e o entendimento do público em relação a esse mecanismo ainda são baixos. Nesse contexto, o selo de certificação ambiental adquire função de ferramenta de comunicação e marketing com grande potencial a ser explorado. Neste trabalho são analisados três selos de certificação ambiental distintos presentes no mercado brasileiro, o SisOrg, o FSC e o Procel, bem como exemplos de empresas que os detêm. O objetivo é entender a percepção que essas organizações possuem sobre a utilização desses selos e como elas têm se apropriado dessa ferramenta para promover o discurso de caráter sustentável. A partir disso, foi observado o uso ainda rudimentar dos selos de certificação no âmbito da comunicação e consequentemente sua presença ordinária ou inexistente nas estratégias de comunicação e marketing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons