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dc.contributor.advisorVidal, Delcia Maria de Mattos-
dc.contributor.authorCosta, Camila Shiratsubaki da-
dc.identifier.citationCOSTA, Camila Shiratsubaki da. Comunicação e sustentabilidade: selos de certificação ambiental como estratégia de comunicação e marketing para o discurso de sustentabilidade das organizações. 2016. vii, 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO consumidor interessado em produtos que se posicionam como sustentáveis enfrenta problemas como a falta de informações ou a inconsistência das informações que são apresentadas pelas empresas, o que dificulta sua decisão de compra. As certificações ambientais ao mesmo tempo em que fundamentam o discurso sobre sustentabilidade das organizações, transmitem credibilidade, confiança e qualidade tendo assim capacidade para diminuir esse hiato. Apesar disso, a familiaridade e o entendimento do público em relação a esse mecanismo ainda são baixos. Nesse contexto, o selo de certificação ambiental adquire função de ferramenta de comunicação e marketing com grande potencial a ser explorado. Neste trabalho são analisados três selos de certificação ambiental distintos presentes no mercado brasileiro, o SisOrg, o FSC e o Procel, bem como exemplos de empresas que os detêm. O objetivo é entender a percepção que essas organizações possuem sobre a utilização desses selos e como elas têm se apropriado dessa ferramenta para promover o discurso de caráter sustentável. A partir disso, foi observado o uso ainda rudimentar dos selos de certificação no âmbito da comunicação e consequentemente sua presença ordinária ou inexistente nas estratégias de comunicação e marketing.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação e meio ambientept_BR
dc.subject.keywordCertificação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.titleComunicação e sustentabilidade : selos de certificação ambiental como estratégia de comunicação e marketing para o discurso de sustentabilidade das organizaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-07T11:43:47Z-
dc.date.available2016-11-07T11:43:47Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15134-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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