Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndrelianaCoelhoDeOliveira_tcc.pdf704,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre a formação do professor do atendimento educacional especializado – AEE
Autor(es): Oliveira, Andreliana Coelho de
Orientador(es): Andrade, Franciene Soares Barbosa de
Assunto: Professores - formação continuada
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 20-Out-2016
Referência: OLIVEIRA, Andreliana coelho de. Reflexões sobre a formação do professor do atendimento educacional especializado – AEE. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa sobre a formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado, ofertado pela equipe de orientação pedagógica e Centros de apoios da Educação Especial do Estado do Acre, aos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Participaram desta pesquisa duas professoras do AEE, uma professora da sala de aula de uma escola estadual da educação básica de Rio Branco e um ministrante de formação. O objetivo geral desta pesquisa é perceber como a formação continuada de professores que atuam nas salas de recursos poderá contribuir com uma práxis pedagógica inclusiva. O instrumento utilizado na referida pesquisa foi a entrevista semiestruturada, sendo que a análise dos resultados foi constituída a partir das informações geradas pelas entrevistas, em conjunto com a discussão teórica e metodológica adotada. Os dados evidenciados na pesquisa, fundamentada em aparatos teóricos para melhor compreensão dos resultados obtidos, dialogam com os estudos de MANTOAN (2006), ROMERO e SOUZA (2008) entre outros. Ainda, apresenta um breve percurso dos processos educacionais inclusivos no Brasil, desde as lutas sociais até as bases legais atuais que regem o sistema educacional do País. Traz também uma reflexão sobre o Atendimento Educacional Especializado, expondo, de forma concisa, conceitos e realidades brasileiras.
Informações de Acesso e Conteúdo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons