Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndrelianaCoelhoDeOliveira_tcc.pdf704,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAndrade, Franciene Soares Barbosa de-
dc.contributor.authorOliveira, Andreliana Coelho de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andreliana coelho de. Reflexões sobre a formação do professor do atendimento educacional especializado – AEE. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa qualitativa sobre a formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado, ofertado pela equipe de orientação pedagógica e Centros de apoios da Educação Especial do Estado do Acre, aos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Participaram desta pesquisa duas professoras do AEE, uma professora da sala de aula de uma escola estadual da educação básica de Rio Branco e um ministrante de formação. O objetivo geral desta pesquisa é perceber como a formação continuada de professores que atuam nas salas de recursos poderá contribuir com uma práxis pedagógica inclusiva. O instrumento utilizado na referida pesquisa foi a entrevista semiestruturada, sendo que a análise dos resultados foi constituída a partir das informações geradas pelas entrevistas, em conjunto com a discussão teórica e metodológica adotada. Os dados evidenciados na pesquisa, fundamentada em aparatos teóricos para melhor compreensão dos resultados obtidos, dialogam com os estudos de MANTOAN (2006), ROMERO e SOUZA (2008) entre outros. Ainda, apresenta um breve percurso dos processos educacionais inclusivos no Brasil, desde as lutas sociais até as bases legais atuais que regem o sistema educacional do País. Traz também uma reflexão sobre o Atendimento Educacional Especializado, expondo, de forma concisa, conceitos e realidades brasileiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleReflexões sobre a formação do professor do atendimento educacional especializado – AEEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-20T12:18:36Z-
dc.date.available2016-10-20T12:18:36Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.description2Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15064-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons