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dc.contributor.advisorDel Negro, Guilherme-
dc.contributor.authorSantos, Susan Siqueira Suzart-
dc.identifier.citationSANTOS, Susan Siqueira Suzart. Responsabilidade da Santa Sé pelo legado de racismo da Bula Papal Inter Caetera e da Doutrina da Descoberta. 2016. 64 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO Direito Internacional precisa evoluir para criar mecanismos que possibilitem que os povos indígenas obtenham reparo pelos danos ligados à responsabilidade histórica pelos danos causados pela Bula Papal Inter Caetera e pela Doutrina da Descoberta. Pelo direito internacional corrente, os Estados colonizadores ainda não podem ser obrigados a oferecer reparo, mas somente podem ser estimulados a reconhecer voluntariamente o dano, e as teorias existentes sobre responsabilidade, em geral, falham em estabelecer fundamento para reparar os povos que foram violados por crimes históricos, e em transitar da condenação moral à responsabilidade jurídica. Assim, a discussão da dívida histórica do colonialismo e as possibilidades e teorias sobre reparação no âmbito internacional precisam ser mais aprofundadas, pois a negação do reparo, e a negação do reconhecimento do passado de crimes históricos, constituem em si um dano presente aos povos colonizados e escravizados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDireito internacional públicopt_BR
dc.subject.keywordDiscriminação racialpt_BR
dc.titleResponsabilidade da Santa Sé pelo legado de racismo da Bula Papal Inter Caetera e da Doutrina da Descobertapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-17T13:17:12Z-
dc.date.available2016-10-17T13:17:12Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15020-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1International Law must evolve in order to create mechanisms that enable indigenous peoples to obtain repair for damages linked to historical responsibility for damages caused by the Papal Bull Inter Caetera, and the Doctrine of the Discovery. Based on current International Law, settler States cannot be required to offer repair, but can only be encouraged to recognize, voluntarily, the damage. Still, existing theories regarding liability, in general, fail to establish reparation for the victims of historical crimes, and to advance from moral condemnation to juridical responsibility. Thus, the discussion of historical debt caused by colonialism and of the international possibilities of repair need to be explored further: because the denial of repair, and the denial of recognition for historical crimes, constitute themselves a present harm to the descendants of colonized and enslaved peoples.pt_BR
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