Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MateusHenriqueAndradedeCarvalho.pdf723,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O caso Mariana-MG e a responsabilidade civil da União frente aos demais entes Federados
Autor(es): Carvalho, Mateus Henrique Andrade de
Orientador(es): Borges, Antônio de Moura
Assunto: Direito constitucional
Responsabilidade (Direito)
Degradação ambiental
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Out-2016
Referência: CARVALHO, Antônio Moura. O caso Mariana-MG e a responsabilidade civil da União frente aos demais entes Federados. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Consiste este trabalho na análise, sob a ótica do Direito Constitucional e do Direito Administrativo brasileiros, dos eventos ocorridos na data de 05 de novembro de 2015 no município mineiro de Mariana, principalmente no que se refere à possibilidade de responsabilização civil dos Entes da Federação pelos danos causados por suas concessionárias no âmbito da exploração de recursos minerais. Pretende-se provar, por meio da análise de dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, bem como por meio da doutrina consolidada e do acervo de julgados do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União, o dever indenizatório da União perante o erário dos Estados Membros não somente pelos danos patrimoniais, mas também pelas frustações orçamentárias decorrentes do descaso e da negligência na supervisão e no controle das atividades de exploração estatal do domínio econômico e dos recursos naturais.
Abstract: This project consists of a thorough analysis of the events that took place in the Brazilian municipality of Mariana-MG on the date of November 05th 2015, especially under the scope of Brazilian Constitutional and Administrative Law, focusing on the liability incurred by the federal government through lack of proper supervision over its mineral extraction contracts. We intend to prove, through an in depth study of the Brazilian Constitution, as well as that of the relevant infra-constitutional legislation and case law, the Federal Government’s legal obligation to compensate any damages caused by its concessionaires to the affected States.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.