Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HelderTiagoSantosQueiroz_tcc.pdf772,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de mudas de manjericão sob diferentes concentrações e tipos de substrato
Autor(es): Queiroz, Helder Tiago Santos
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Manjericão
Plantas - desenvolvimento
Mudas
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: QUEIROZ, Helder Tiago Santos. Produção de mudas de manjericão sob diferentes concentrações e tipos de substrato. 2016. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O cultivo de plantas medicinais vem apresentando grande demanda mundial, utilizados por indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias e cosméticas. Estudos de técnicas de manejo do manjericão são requeridos devido as suas características, propriedades químicas, e utilizações. O presente estudo teve como objetivo verificar a interferência de diferentes substratos e suas diferentes concentrações, no desenvolvimento do manjericão roxo (Ocimum basilicum L). Experimento foi conduzido com delineamento em blocos casualizados, e com quatro repetições por cada tratamento. Foram testados quatro tratamentos sobre a cultura, T1: 100% Bioplant; T2: 25% Bioplant + 75% Vermiculita expandida; T3: 100% Vivatto Plus; T4: 25% Vivatto Plus + 75% Vermiculita expandida. Foram avaliadas as seguintes características: porcentagens de germinação, número de folhas, comprimento da parte aérea, comprimento de raízes, massa fresca da parte aérea, massa seca da parte aérea, massa fresca das raízes, massa seca das raízes, relação da massa fresca da parte aérea sobre a massa fresca da raiz e relação da massa seca da parte aérea sobre a massa seca da raiz. Diante dos resultados obtidos no experimento, foi possível verificar que o tratamento 4 proporcionou maior porcentagem de germinação nas sementes de manjericão roxo. O tratamento T3 apresentou maiores valores em todas as características avaliadas para desenvolvimento de mudas de manjericão roxo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons