Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PatriciaMelloMachado_tcc.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorMachado, Patrícia Mello-
dc.identifier.citationMACHADO, Patrícia Mello. Pesquisa viva e identidade docente na formação inicial do professor de artes visuais - um estudo autobiográfico. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEm busca de soluções para conciliar aspectos conflitantes da minha identidade como professora de artes, me propus a recuperar minha história de vida e refazer os caminhos de construção da minha identidade artística e docente. Partindo de uma investigação autobiográfica, tentei problematizar impasses da minha formação, acadêmica e pessoal, e pensar na autobiografia e na a/r/tografia como elementos para uma formação inicial de professores de Artes Visuais. Afinal, como lidar com as lacunas em nossas identidades geradas pela fragmentação de nossos aprendizados e pela multiplicidade de papéis como artistas, educadores e pesquisadores? Diante da falta de experiência prática durante a faculdade, da falta de formação para a pesquisa e da falta de conexão entre os aprendizados pelos quais passamos, o nosso próprio processo de formação é um exercício criativo. É preciso pensar fora da caixa para refazer planos profissionais condizentes com a nossa identidade, com os nossos projetos de vida e com as necessidades da sociedade em que vivemos. A pesquisa tem um papel fundamental nessa busca, e estratégias a/r/tográficas e autobiográficas podem favorecer diálogos mais reais entre as práticas docente e artística, e renovar nossa identificação com a profissão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de artept_BR
dc.titlePesquisa viva e identidade docente na formação inicial do professor de artes visuais - um estudo autobiográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-03T18:18:06Z-
dc.date.available2016-10-03T18:18:06Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14894-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons