Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14878
Título: | Reflexões filosóficas para a construção de uma visão dialética do saber científico no ensino de ciências |
Autor(es): | Amorim, Artur Moraes de |
Orientador(es): | Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Filosofia e ciência Dialética |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 30-Set-2016 |
Referência: | AMORIM, Artur Moraes de. Reflexões filosóficas para a construção de uma visão dialética do saber científico no ensino de ciências. 2016. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho levanta reflexões, através de um diálogo de ideias filosóficas sobre a
Ciência, buscando o significado do saber científico correlacionado com o ensino de Ciências,
com vista a demonstrar a importância que esse ensino possui para desconstruir a visão deturpada
de Ciências que predomina no ensino atual, no sentido de se construir uma perspectiva de
Ciência como uma dialética de saberes filosóficos. O papel da filosofia no ensino justifica-se
pela sedução da atenção do aluno para a sociedade que ele está inserido sem abalar crenças de
cunho ético e religioso podendo, em seguida, ser autocrítico de suas próprias crenças. Saber
ciência significa minimamente ter a capacidade de manipular de forma responsável os materiais
que o rodeiam, buscando de uma forma crítica construir uma nova realidade. Essa busca
reflexiva enaltece o caráter dialético da ciência, que mais do que um acúmulo de fórmulas e
informações, é resultado da construção do pensamento crítico e contemplativo. |
Abstract: | This work raises reflections, between a dialogue in the philosophical ideas about
science, seeking the meaning of the scientific knowledge correlated with the education in
sciences, with the perspective to demonstrate the importance that this education has to
deconstruct the misreported vision of sciences that prevails in our current education, in a sense
to construct a perspective of science as a dialectic of philosophical knowledge. The role of
philosophy in the education is justified by the seduction of the student attention for society in
which he´s inserted without ruin the beliefs of ethical and religious nature, affording self-critics
of it owns personal beliefs. Knowing sciences means have the capacity of responsible
manipulate the materials that round us, seeking, in a critical form, build a new reality. This
reflexive quest exalts the dialectical character of science, that, more than an accumulation of
equations and informations, its the results of the construction of the critical and contemplative
thinking. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons