Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ArturMoraesdeAmorim_tcc.pdf370,36 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Wildson Luiz Pereira dos-
dc.contributor.authorAmorim, Artur Moraes de-
dc.identifier.citationAMORIM, Artur Moraes de. Reflexões filosóficas para a construção de uma visão dialética do saber científico no ensino de ciências. 2016. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho levanta reflexões, através de um diálogo de ideias filosóficas sobre a Ciência, buscando o significado do saber científico correlacionado com o ensino de Ciências, com vista a demonstrar a importância que esse ensino possui para desconstruir a visão deturpada de Ciências que predomina no ensino atual, no sentido de se construir uma perspectiva de Ciência como uma dialética de saberes filosóficos. O papel da filosofia no ensino justifica-se pela sedução da atenção do aluno para a sociedade que ele está inserido sem abalar crenças de cunho ético e religioso podendo, em seguida, ser autocrítico de suas próprias crenças. Saber ciência significa minimamente ter a capacidade de manipular de forma responsável os materiais que o rodeiam, buscando de uma forma crítica construir uma nova realidade. Essa busca reflexiva enaltece o caráter dialético da ciência, que mais do que um acúmulo de fórmulas e informações, é resultado da construção do pensamento crítico e contemplativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexões filosóficas para a construção de uma visão dialética do saber científico no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T16:50:39Z-
dc.date.available2016-09-30T16:50:39Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14878-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia e ciênciapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.description.abstract1This work raises reflections, between a dialogue in the philosophical ideas about science, seeking the meaning of the scientific knowledge correlated with the education in sciences, with the perspective to demonstrate the importance that this education has to deconstruct the misreported vision of sciences that prevails in our current education, in a sense to construct a perspective of science as a dialectic of philosophical knowledge. The role of philosophy in the education is justified by the seduction of the student attention for society in which he´s inserted without ruin the beliefs of ethical and religious nature, affording self-critics of it owns personal beliefs. Knowing sciences means have the capacity of responsible manipulate the materials that round us, seeking, in a critical form, build a new reality. This reflexive quest exalts the dialectical character of science, that, more than an accumulation of equations and informations, its the results of the construction of the critical and contemplative thinking.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons