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Título: A inconstitucionalidade do limite à dedução dos gastos com educação da base de cálculo do imposto de renda : análise do acórdão nº 1763813 do Tribunal Regional Federal da 3ª região
Autor(es): Catta Preta, João Matheus Goulart de Abreu
Orientador(es): Gassen, Valcir
Assunto: Educação
Imposto de renda
Direito constitucional
Direito tributário
Data de apresentação: 22-Ago-2016
Data de publicação: 30-Set-2016
Referência: CATTA PRETA, João Matheus Goulart de Abreu. A inconstitucionalidade do limite à dedução dos gastos com educação da base de cálculo do imposto de renda: análise do acórdão nº 1763813 do Tribunal Regional Federal da 3ª região. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por objeto a análise do Acórdão de número 1763813, proferido em sede da Arguição de Inconstitucionalidade Cível nº 0005067-86.2002.4.03.6100/SP pelo Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que julgou inconstitucional o limite à dedução dos gastos com educação da base de cálculo do Imposto de Renda. Para isso serão analisados, à luz do direito constitucional e do direito tributário, os argumentos trazidos pelo Relator do acórdão sobre o conceito do direito constitucional à educação, o conceito constitucional de Renda, e o princípio constitucional tributário da capacidade contributiva. Serão analisados também os argumentos da divergência, dentre os quais se destaca a impossibilidade de atuação do Judiciário como Legislador positivo. Por fim, após análise conjunta dos argumentos citados, chegar-se-á a uma conclusão quanto à decisão final do colegiado.
Abstract: This work has, as its object, the analysis of the Court Judgement number 1763813, issued in the case Arguição de Inconstitucionalidade Cível number 0005067-86.2002.4.03.6100/SP, by the Plenary of the Tribunal Regional Federal da 3ª Região, that ruled unconstitutional the limitation on the deductibility of the expenses with education from the basis for the calculation of the Income Tax. In order to do that, we will analyze, in the light of the constitutional law and the tax law, the arguments brought forth by the Rapporteur of the ruling about the concept of the constitutional right to education, the constitutional concept of Income, and the constitutional and tax principle of the fiscal capacity. We will analyze, as well, the arguments brought forth by the divergence, among which is highlighted that of the impossibility of the Judiciary power to act as a positive Legislator. Finally, after a joint analysis of those arguments, we will come to a conclusion about the ruling of the Court.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.
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