Título: | Uma análise sintática de fenômenos de hipossegmentação e hipersegmentação |
Autor(es): | Araújo, Aline Xavier de |
Orientador(es): | Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva |
Assunto: | Análise linguística Ortografia e silabação Língua portuguesa - sintaxe Escrita |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 27-Set-2016 |
Referência: | ARAÚJO, Aline Xavier de. Uma análise sintática de fenômenos de hipossegmentação e hipersegmentação. 2016. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de estudar os desvios de segmentação ortográfica
encontrados no ambiente virtual por meio de um viés sintático, levando em conta a
influência das demais áreas de estudo da língua. Os dados foram retirados, em sua
maioria, do site yahoo respostas e foram divididos de acordo com suas possíveis
motivações - ortofônica, sintática e funcional. Foram evidenciados, ainda, desvios
fronteiriços, ou seja, que obedeciam à mais de uma motivação. Esta classificação
permitiu inferir a lógica por trás das ocorrências bem como entendê-las à luz de
diferentes perspectivas. Dessa forma, procurou-se demonstrar a importância da
perspectiva sintática na compreensão dos fenômenos de segmentação assim como
o fato de que não são exclusivos às produções do período inicial da alfabetização.
Ao longo da análise foi retificada a barreira tênue que existe entre a atuação da
sintaxe e da morfologia, já apontada por MIOTO (2013). Ademais, foram levadas em
conta as dificuldades que os falantes da língua possuem ao adquirir a modalidade
escrita e como tais problemas podem se propagar pela escrita adulta na análise dos
desvios. Por último, foi evidenciada - por meio dos desvios - a capacidade criativa
dos autores e como são capazes de assimilar estruturas e regras da língua já
conhecidas à novas construções. |
Abstract: | This paper aims to study the ortographic sectioning errors found in virtual interactions
under a sintatic perspective, taking into account the influence of other language study
fields. The data was found at the yahoo respostas website and then divided
according to each possible motivation - ortophonetic, sintatic and functional. There
were also border errors, that is, that belong to more than one motivation. This
division has allowed seeing the logic behind such errors as well as understand them
under different perspectives. Hence, it was sought to demonstrate the relevance of a
sintatic view in understanding such errors and the fact that they are not exclusive to
the initial literacy acquisition period. Throughout the analysis it was detrended the
thin barrier that exists between the performance of syntax and morphology, as
indicated by Mioto (2013). Therefore, the difficulties faced by aprentices when
learning to compose and how they can perpetuate through one's writing were taken
into account when analysing the results. At last, the ability to create and assemble
new structures to already known patterns was also identified. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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