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Título: Uma análise sintática de fenômenos de hipossegmentação e hipersegmentação
Autor(es): Araújo, Aline Xavier de
Orientador(es): Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva
Assunto: Análise linguística
Ortografia e silabação
Língua portuguesa - sintaxe
Escrita
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 27-Set-2016
Referência: ARAÚJO, Aline Xavier de. Uma análise sintática de fenômenos de hipossegmentação e hipersegmentação. 2016. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar os desvios de segmentação ortográfica encontrados no ambiente virtual por meio de um viés sintático, levando em conta a influência das demais áreas de estudo da língua. Os dados foram retirados, em sua maioria, do site yahoo respostas e foram divididos de acordo com suas possíveis motivações - ortofônica, sintática e funcional. Foram evidenciados, ainda, desvios fronteiriços, ou seja, que obedeciam à mais de uma motivação. Esta classificação permitiu inferir a lógica por trás das ocorrências bem como entendê-las à luz de diferentes perspectivas. Dessa forma, procurou-se demonstrar a importância da perspectiva sintática na compreensão dos fenômenos de segmentação assim como o fato de que não são exclusivos às produções do período inicial da alfabetização. Ao longo da análise foi retificada a barreira tênue que existe entre a atuação da sintaxe e da morfologia, já apontada por MIOTO (2013). Ademais, foram levadas em conta as dificuldades que os falantes da língua possuem ao adquirir a modalidade escrita e como tais problemas podem se propagar pela escrita adulta na análise dos desvios. Por último, foi evidenciada - por meio dos desvios - a capacidade criativa dos autores e como são capazes de assimilar estruturas e regras da língua já conhecidas à novas construções.
Abstract: This paper aims to study the ortographic sectioning errors found in virtual interactions under a sintatic perspective, taking into account the influence of other language study fields. The data was found at the yahoo respostas website and then divided according to each possible motivation - ortophonetic, sintatic and functional. There were also border errors, that is, that belong to more than one motivation. This division has allowed seeing the logic behind such errors as well as understand them under different perspectives. Hence, it was sought to demonstrate the relevance of a sintatic view in understanding such errors and the fact that they are not exclusive to the initial literacy acquisition period. Throughout the analysis it was detrended the thin barrier that exists between the performance of syntax and morphology, as indicated by Mioto (2013). Therefore, the difficulties faced by aprentices when learning to compose and how they can perpetuate through one's writing were taken into account when analysing the results. At last, the ability to create and assemble new structures to already known patterns was also identified.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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